Florestas urbanas nas cidades do Mato Grosso do Sul

A presença de vegetação urbana mostra-se muito importante para a vivência humana, tanto para fins de recreação, quanto para melhora das características ambientais circundantes. Tendo isso em mente, o MapBiomas desenvolveu um trabalho no 2° semestre de 2024 que visou mapear a prevalência de vegetação nas cidades brasileiras. Com métodos de Machine Learning (aprendizado de máquinas) e a utilização de sua extensa base de dados, desenvolveram um mapeamento analisando todos os municípios brasileiros.

É válido salientar que o método utilizado privilegiou fragmentos com tamanho maior que 1000 m², uma vez que as imagens de satélite utilizadas para realização dessa classificação contavam com tamanho de pixel 10×10, sendo assim, subestimando pequenos fragmentos e árvores individuais, muito comum em calçadas e terrenos, por exemplo.

O estado do Mato Grosso do Sul (MS) está localizado na região centro-oeste, e é o 6° maior estado do país, com tamanho equivalente a Alemanha. Tem em sua área três biomas diferentes, sendo ele a Mata Atlântica, o cerrado e o Pantanal. Atualmente, tem uma população total de 2,75 milhões de habitantes, divididos em 79 municípios.

Qual a cidade do Mato Grosso do Sul com menos florestas urbanas ?

Dentre estes municípios, o que apresenta menor cobertura vegetal de acordo com dados do MapBiomas é Bandeirantes, localizado no bioma cerrado, na parte central do estado, com apenas 0,11% de cobertura vegetal na área urbana.

A cidade tem aproximadamente 7.900 habitantes de acordo com o último censo realizado. A área total do município é de 3.357 km², porém apenas 2,64 km² é de área urbana, o equivalente a somente a 0,07% da área total.

Também de acordo com o IBGE, 93,4% das ruas da cidade tem ao menos uma árvore, um valor que pode ser considerado satisfatório, demonstrando parcialmente a ineficiência da metodologia adotada para levantamento dos dados, principalmente na identificação de árvores individuais ou pequenos grupos de árvores.

Localização do município de Bandeirante, Mato Grosso do Sul.

Uso, ocupação e cobertura do solo em Bandeirantes, MS

Fonte: MapBiomas |Áreas urbanizadas|

Qual a cidade do Mato Grosso do Sul com mais florestas urbanas ?

Do outro lado do espectro temos o município de Porto Murtinho como o com maior cobertura vegetal do estado. Cidade essa localizada no bioma Pantanal e fazendo divisa com o Paraguai, tem uma porcentagem de 27,07%, o que a põe como 8ª no ranking nacional.

De acordo com o IBGE, o município tem 12.800 habitantes e sua área total é 17.500 km², sendo o segundo maior município do estado atrás apenas de Corumbá, porém, sua área urbana é de apenas 3km², sendo o equivalente a 0,01% de sua área total. Porto Murtinho conta com a presença de ao menos uma árvore em 81,4% de suas ruas, porém, como pode ser visualizado nas Figuras 5 e 6 sua área vegetal é valorizada pelos fragmentos vegetais que fazem fronteira com a urbanização do espaço.

É válido salientar a alta percentagem de cobertura vegetal encontrada para tal município se deve principalmente a sua pequena área urbana.  

Localização do município de Porto Murtinho, MS.

Uso, ocupação do solo e cobertura de Porto Murtinho, MS

Fonte: MapBiomas |Áreas urbanizadas|

Qual cidade com maior área de praças do Mato Grosso do Sul ?

Dos 79 municípios do estado, 13 cidades do Mato Grosso do Sul (16,5%) não apresentam ao menos uma praça registrada no banco de dados do Open Street Maps, base de dados utilizada pela plataforma do MapBiomas.

O que apresenta a maior área de praças é a capital Campo Grande, com 11,4 quilômetros quadrados compreendido por parques e praças, o que a coloca na posição 8° maior cidade do país nesse quesito.

Referências

NOTA TÉCNICA: Vegetação urbana no Brasil MapBiomas

https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ms.html

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/bandeirantes/panorama

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/porto-murtinho/panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima