A presença de vegetação urbana mostra-se muito importante para a vivência humana, tanto para fins de recreação, quanto para melhora das características ambientais circundantes. Tendo isso em mente, o MapBiomas desenvolveu um trabalho no 2° semestre de 2024 que visou mapear a prevalência de vegetação nas cidades brasileiras. Com métodos de Machine Learning (aprendizado de máquinas) e a utilização de sua extensa base de dados, desenvolveram um mapeamento analisando todos os municípios brasileiros.
É válido salientar que o método utilizado privilegiou fragmentos com tamanho maior que 1000 m², uma vez que as imagens de satélite utilizadas para realização dessa classificação contavam com tamanho de pixel 10×10, sendo assim, subestimando pequenos fragmentos e árvores individuais, muito comum em calçadas e terrenos, por exemplo.
O estado do Mato Grosso é o maior do centro-oeste e o 3° maior do país, com um tamanho equivalente ao da Venezuela. Sua área está compreendida em três biomas distintos, sendo eles a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. Atualmente o estado tem um total de 3,6 milhões de habitantes, distribuídos em 141 municípios.
Qual a cidade do Mato Grosso com menos florestas urbanas ?
Dentre esses municípios, o que apresenta a menor cobertura vegetal de acordo com o MapBiomas é Ponte Branca, cidade localizada ao sul do estado na divisa com Goiás (Figura 1) no bioma cerrado. A cidade tem apenas 0,007% de sua área coberta por vegetação identificada.
De acordo com o último censo realizado, o município conta com aproximadamente 2 mil habitantes, sendo o penúltimo município menos habitado no Mato Grosso. Sua área total é de 700 km², porém apenas 1,13 km² é de área urbana, o equivalente a somente 0,16% da área total.
Segundo o IBGE, 50,6% das ruas de Ponte Branca tem ao menos uma árvore, demonstrando parcialmente a ineficiência da metodologia adotada para levantamento dos dados, principalmente na identificação de árvores individuais ou pequenos grupos de árvores.

Localização do município de Ponte Branca, Mato Grosso.


Uso, ocupação do solo e cobertura de Ponte Branca, MT.
Fonte: MapBiomas |Áreas urbanizadas|
Qual a cidade do Mato Grosso com mais florestas urbanas ?
O município com maior cobertura vegetal urbana do estado do Mato Grosso se localiza no Leste, às margens do rio Araguaia e também inserido no bioma Cerrado. Se trata de Santa Terezinha, município com 7.500 habitantes de acordo com o último censo e 21,04% de sua área urbana coberta por vegetação, o que o coloca na 14ª posição no ranking nacional.
Santa Terezinha tem uma área total de 6.466 km², porém apenas 3,66 km² é de área urbana, o equivalente a somente 0,05% de sua área total. De acordo com o IBGE, 85,4% de suas ruas têm ao menos uma árvore, um valor que pode ser considerado satisfatório, porém, ao analisar a Figura 5 nota-se que a maior parte de sua vegetação urbana está em uma área preservada na área central do município, lhe conferindo esse valor expressivo na cobertura vegetal urbana.

Localização do município de Santa Terezinha, MT.


Uso, ocupação do solo e cobertura Santa Terezinha, MT
Fonte: MapBiomas |Áreas urbanizadas|
Qual cidade tem maior área de praças em Mato Grosso ?
Dos 141 municípios do estado, 16 cidades do Mato Grosso (11,3%) não apresentam ao menos uma praça registrada no banco de dados do Open Street Maps, base de dados utilizada pela plataforma do MapBiomas.
O que apresenta a maior área de praças é a capital Cuiabá, com 5,8 quilômetros quadrados compreendido por parques e praças, o que a coloca na posição 14° maior cidade do país nesse quesito.
Referências
NOTA TÉCNICA: Vegetação urbana no Brasil MapBiomas
https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mt.html
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/ponte-branca/panorama
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/santa-terezinha/panorama


