As Florestas apresentam grande importância ecológica, como redutos da vida selvagem, promoção de chuvas, como vemos brilhantemente a Floresta Amazônica realizando entre outros.

Porém, florestas urbanas também têm essa relevância, devido principalmente a proximidade com os atuais assentamentos humanos, as cidades. Para entender esses benefícios prestados por florestas, criou-se o termo serviços ecossistêmicos que inicialmente foi utilizado por ecologistas evidenciar a importância da biodiversidade, porém ganhou uma visão econômica, que separa as funções dos serviços e benefícios, e sua importância pode variar para os humanos baseado na estrutura das florestas urbanas de uma cidade e seus problemas com poluição (ESCOBEDO et al., 2011).
As florestas urbanas são capazes da provisão de diversos benefícios para a sociedade, entre eles podemos citar:
- Regulação climática
 - Controle de emissões e sequestro de carbono
 - Redução na poluição do ar
 - Amortecimento de enxurradas
 - Recarga de Aquíferos
 - Abrigo de fauna
 - Diminuição da erosão do solo
 
Também existem estudos que confirmam a influência positiva das florestas urbanas na saúde humana, dentre esses benefícios podemos citar:
- Melhora na pressão arterial
 - Influência na saúde mental
 - Melhora no desenvolvimento cognitivo e atenção
 - Aumento da atividade física
 - Valorização de imóveis
 



Pingback: Como plantar uma árvore na calçada ? -
Além de todos esses benefícios, trazem consigo uma beleza única que nos faz sentir tão bem e nos deixam tão alegre! Floresta é vida!
Pingback: Florestas urbanas nas cidades do Mato Grosso
Pingback: Florestas urbanas nas cidades do Pará